terça-feira, 1 de junho de 2021

IR 2021: Saiba se está tudo bem com sua declaração ou se caiu na malha fina

 

O seu compromisso com a Receita Federal não acaba no momento da entrega da declaração do Imposto de Renda. É importante acompanhar o processamento da declaração.

Durante esse período, a Receita pode descobrir erros ou inconsistências nas informações prestadas que irão travar o pagamento da sua restituição ou podem obrigar você a pagar mais imposto.

Se você não resolvê-los, sua declaração irá para a malha fina. Nesse caso, você só receberá a restituição depois de corrigido o problema, em um dos chamados lotes residuais, que são pagos pela Receita no fim do ano ou início do ano seguinte.

Na grande maioria das vezes, os erros apontados são simples de resolver. Basta enviar uma declaração retificadora.

Acompanhar o andamento da declaração é simples. Basta acessar o e-CAC , o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal e informar seu CPF, código de acesso e senha.

Caso não tenha o código de acesso, é possível gerar um no próprio site, clicando na opção "Primeiro Acesso". Para isso, é necessário ter em mãos os números dos recibos de entrega da declaração dos dois últimos anos. Informe os 10 primeiros dígitos do recibo no espaço indicado.

Também é possível acessar o e-CAC utilizando o cadastro do sistema unificado de sites do governo federal (gov.br).

Depois de entrar no e-CAC, acesse o menu "Meu Imposto de Renda", na lateral esquerda da tela. Será aberta uma nova janela do seu navegador de internet.

Se você não fizer nada e esperar a Receita te chamar, uma declaração retida em malha fina poderá gerar uma multa que irá encolher sua restituição ou até forçar a você a pagar imposto.

Fonte: UOL economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário