Os Correios avisam em comunicado que e-mails enviados por “Sedex
Brasil” ou “Financeiro Correios” vêm se espalhando nos últimos meses como isca para golpes de
phishing. Também existem perfis falsos em redes sociais
com o nome “Suporte Correios” que prometem ajuda para encomendas a serem entregues,
em meio ao aumento de compras pela internet durante a pandemia da COVID-19,
causada pelo novo coronavírus.
Segundo a estatal, muitos e-mails falsos são disparados
por contas de nomes como Imprensa Correios, Sedex Brasil, Financeiro Correios e
Correios Brasil; as mensagens alegam ter informações sobre tentativas de
entrega de encomendas, mas podem tentar roubar dados do usuário. “Trata-se de spam, com links contendo vírus ou agentes maliciosos”, ela afirma.
Além disso, existem perfis falsos que costumam usar o
nome Suporte Correios de forma a obter informações de clientes desavisados. A
empresa não menciona em que rede social isso acontece, mas como você pode ver
abaixo, é algo bem frequente no Instagram.
Essas contas têm poucos seguidores e algumas não
possuem nenhuma publicação no feed. Ainda assim, elas poderiam ser uma forma de
exibir anúncios falsos no Instagram; golpistas também usam
o Nubank e o Caixa Auxílio
Emergencial como isca.
Correios recomendam canais
oficiais para contato
A pandemia levou mais
pessoas a comprarem através da internet e gerou uma demanda maior por serviços
de encomenda. E, desde março, os Correios adotaram mudanças no procedimento de entrega
de objetos para evitar o contágio da COVID-19. Isso levou a queixas sobre
demora e extravios; a estatal virou alvo de uma investigação do Procon-RJ por causa disso.
Golpistas se aproveitam
dessa situação para prometer ajuda a quem está esperando por uma encomenda.
Mas, em comunicado, a empresa diz que “não envia mensagens eletrônicas sem
prévia autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em
seu nome”. Por isso, ela recomenda apagar e-mails suspeitos que pareçam ter
vindo dos Correios.
Os Correios têm perfis
oficiais no Facebook (@correios), Instagram (@correiosoficial) e Twitter (@correiosbr) que são verificados, ou seja, têm um selo
azul ao lado do nome. A empresa também está presente no LinkedIn (@correios) e no YouTube (@correiosoficial). Também é possível entrar em contato
por telefone ou por chat.
Fonte: tecnoblog
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