sábado, 21 de março de 2020

Por comportamento diante da pandemia, pedidos de impeachment contra Bolsonaro são protocolados


Um total de sete pedidos de impeachment foram protocolados na Câmara dos Deputados contra o presidente Jair Bolsonaro, nesta semana, por causa do seu comportamento relacionado à manifestação do dia 15 deste mês e à pandemia de Covid-19. Segundo informações do órgão publicadas nesta sexta-feira, 20, Bolsonaro está sendo acusado de crime de responsabilidade por ter incentivado a participação em protestos que defendiam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) e por minimizar o risco de contágio do novo coronavírus para a população.
Dois pedidos protocolados são de deputados: um de Fernanda Melchionna (Psol-RS), que assina junto com outros parlamentares e representantes da sociedade civil; e outro é de autoria de Alexandre Frota (PSDB-SP). O deputado distrital Leandro Gass (da Rede) também protocolou um pedido.

Outros dez pedidos, por razões diferentes, já foram recebidos. Um foi arquivado e os demais aguardam despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Desde janeiro do ano passado, foram protocolados 17 pedidos de impeachment na Câmara, quase todos de cidadãos.

Conforme informações da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, o ex-presidente Michel Temer foi alvo de 31 pedidos de impeachment. A ex-presidente Dilma Rousseff, afastada em 2016, recebeu 68 pedidos. O ex-presidente Lula foi alvo de 37 pedidos. Contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram 24 pedidos de impeachment. Já o ex-presidente Fernando Collor, afastado do cargo em 1992, foi alvo de 29 pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário