sábado, 21 de março de 2020

Bahia tem 34 casos do coronavírus e transmissão comunitária

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta sexta-feira, 20, subiu para 34 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Bahia. De janeiro até as 17h desta sexta, foram 1.311 casos notificados com suspeita clínica. Destes, 533 já foram descartados e 744 aguardam análise laboratorial.

Ainda de acordo com a Sesab, o último caso foi registrado em Camaçari. É uma mulher de 22 anos, que está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. Não há informações sobre a forma de contágio, mas a Bahia já soma três casos de transmissão comunitária.


Do total de confirmações, 18 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 4 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 1 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.

O tipo de atendimento do paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus irá depender do grau da doença que varia entre leve, moderado ou grave, podendo ocorrer em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou internação. Porém, mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.


O novo coronavírus é detectado através da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). A amostra suspeita é encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário