quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Concurso Banco do Brasil: presidente confirma vagas de nível superior


Além da expectativa de novo edital para o cargo de escriturário, previsto para março, mas ainda sem confirmação oficial, um outro concurso Banco do Brasil (BB) foi confirmado oficialmente pelo presidente da instituição, Rubens Novaes. Em declaração na última quarta-feira, 29 de janeiro 2020, ele confirmou que haverá seleção para contratação de profissionais na área de tecnologia. "Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado na área de tecnologia e inovações. Hoje a porta de entrada do BB é só um concurso de escriturário", disse, durante evento promovido pelo banco Credit Suisse, em São Paulo.


O presidente também disse que esta deve ser a prioridade e que o projeto tramita rapidamente dentro da instituição
A realização de concurso Banco do Brasil para cargos de nível superior está em pauta desde o segundo semestre de 2019, em virtude de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, em 11 de outubro, que manteve parecer do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10ª), para a realização de uma nova seleção. 
A decisão do TRT se deve a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) alegando desvio de função, tendo em vista a instituição utilizar escriturário de nível médio para realização de atribuições de outras carreiras, de nível superior. De acordo com a decisão, as nomeações efetuadas serão mantidas, mas o banco deverá realizar novo concurso para as carreiras de nível superior.
Além disso, em 4 de novembro, a Secretaria de  Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, a portaria 8.813, que aprova o quantitativo próprio de servidores da instituição. De acordo com o documento, a estatal conta com um limite, em seu quadro de servidores, de 105.774 servidores.  

O último concurso Banco do Brasil ocorreu em 2018, para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, para o cargo de escriturário. 

Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário