domingo, 26 de maio de 2024

Seu signo está de acordo com as suas condutas?

 

Verdade seja dita, um pouco de elogio não faz mal a ninguém. Ao contrário, é combustível para qualquer pessoa seguir adiante e investir no seu melhor. Mas há quem precise muito mais do que isso para se realizar.

Os signos narcisistas (ou biscoiteiros, como a web costuma dizer), precisam de muito "parabéns, você arrasa!" para alimentar a própria vaidade. Quer saber qual signo é mais narcisista?

 

Áries

Quem nasce no período de Áries costuma ser atlético, extremamente competitivo e se mantém atrás da "pole position" em tempo integral. Sua vaidade não é nada discreta e, como tal, gosta de ser reconhecido. Aliás, o ariano sabe como ninguém usar os recursos que têm à mão - redes sociais, inclusive - para ostentar suas conquistas.

 

Touro

Taurinos costumam ser pessoas introspectivas, que não gostam muito de holofotes. Em contrapartida, essa turma trabalha bem nos bastidores, edificando seu mundo particular tijolo por tijolo. Só quando se sente realmente pronto é que eles compartilham suas conquistas com os outros, a fim de receber os louros pelos esforços aplicados.

 

Gêmeos

Já o nativo de Gêmeos é despretensioso, ou seja, faz pelo simples prazer de executar algo, sem pensar muito em reconhecimento ou em se destacar na multidão. Por outro lado, como costuma ser popular e ganhar notoriedade mesmo sem querer, acaba se envaidecendo com os elogios que recebe, seja no mundo virtual ou não. Mas nada de exagero, é claro! Geminiano é comedido nesse quesito.

 

Câncer

O canceriano é mais tímido por natureza. Também é bastante exigente e comprometido com tudo e todos. Faz o tipo "low profile", mas a verdade é que a-do-ra ter reconhecimento e destaque. Com seu jeitinho manso, ganha espaço nas redes sociais e na vida "real" e fica todo cheio quando é elogiado.

 

Leão

Os leoninos são os mais narcisistas do zodíaco. Tudo o que eles fazem é bem feito, justamente porque há um intuito maior por trás: serem vistos, admirados e ganharem muitos biscoitos, inclusive na web. E isso não poderia ser diferente, afinal, Leão é regido pelo Sol e o nativo já nasceu para brilhar.

 

Virgem

Virginianos, por sua vez, são muito discretos. São pessoas que não gostam de estar em evidência. Contudo, mostram-se extremamente exigentes e buscam se aprimorar ao longo da vida para obterem os melhores resultados e, consequentemente, a admiração de todos. No fundo, no fundo, não são narcisistas e, sim, perfeccionistas.

 

Libra

A turma de Libra é formada por gente sensível e amorosa, que precisa do reconhecimento externo para se sentir amada. Através da personalidade apaixonante, os librianos buscam a recompensa por seus esforços. Eles são vaidosos, sim, mas na medida certa.

 

Escorpião

Definitivamente, Escorpião não gosta de estar em evidência. Seu mundo particular é só seu e de quem ele permitir que faça parte. Discreto, é visto como metido ou arrogante por causa desse jeitão reservado de ser. Mas por trás da discrição, o escorpiano encobre o gosto pelas situações em que brilha. Ele trabalha para conquistar seu lugar de destaque por ser meticuloso e detalhista e, no fim das contas, se revela um verdadeiro estrategista.

 

Sagitário

O sagitariano adora tudo o que é diferente e desafiador. Essa gana de vencer inclui um apego a competições. Se ele faz isso apenas para se divertir? Ganhar ou perder, pouco importa - desde que todo mundo à sua volta veja, comente e compartilhe seus feitos. Sagitário narcisista: sim ou com certeza?.

 

Capricórnio

Quem nasce sob o signo de Capricórnio é alguém trabalhador, que não gosta das multidões - prefere estar entre livros e apontamentos e sozinho, de preferência, para não ser interrompido. Sente-se recompensado quando seus esforços são reconhecidos e repassados ao maior número de pessoas. Esse é o legado capricorniano e a forma que encontra de ser visto, sem ser notado.

 

Aquário

Aquarianos são inovadores, sempre um passo à frente de todos. Eles fazem de tudo para chamar a atenção. Sabem que precisam se destacar por algo diferente, que ninguém já tenha adquirido ou feito. Para isso, vão subir montanhas e mergulhar em oceanos profundos, se necessário. Se ganharem parabéns, muitas curtidas e terem postagens compartilhadas, satisfazem-se por atingirem o objetivo e serem reconhecidos pelos feitos incomuns.

 

Peixes

Por fim, o pisciano é carente, a ponto de precisar de atenção em tempo integral. Assim, faz de tudo para conseguir que o outro o olhe - não por vaidade, mas por necessidade mesmo. Usa sua alma artística para pintar, cantar ou dançar e, é claro, obter os aplausos que tanto deseja. É que, por ser inseguro, precisa se sentir validado para que possa ter seu lugar ao sol.

 

Fonte: Bianca Ballesteros, astróloga


quinta-feira, 16 de maio de 2024

Sem registro de jornada, cuidadora consegue validar horas extras

 

15/5/2024 - A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a veracidade da jornada alegada por uma cuidadora e condenou o empregador a pagar horas extras acima da oitava diária ou da 44ª semanal. A decisão baseou-se na Lei do Trabalho Doméstico (Lei Complementar 150/2015), que considera obrigatório o registro do horário de trabalho, independentemente do número de empregados.

 

Jornada era de revezamento 24x24

Na ação, a cuidadora informou que fora admitida em junho de 2019 para cuidar da esposa do empregador, dando-lhe medicamentos, alimentação, banho, etc., além de cuidar eventualmente da neta do casal. Em abril de 2020, seu contrato foi rescindido sem justa causa. 

Segundo ela, sua jornada era em escala 24x24, das 7h às 7h, com apenas 15/20 minutos de intervalo. Ela e outra cuidadora se revezavam, de segunda a domingo, sem horas extras ou compensação.

Ao contestar a ação, o empregador sustentou que ela trabalhava em jornada 12x36, das 7h às 19h, e que sempre tivera direito aos intervalos intrajornada.

O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) indeferiram as horas extras. Para o TRT, considerando caberia à cuidadora provar que sua carga horária era diversa da contratada e anotada em todos os seus registros funcionais.  Destacou também que a Lei do Trabalho Doméstico admite a contratação no sistema de compensação 12x36, sem que isso implique o pagamento de horas extras.

 

Registro de horário é obrigatório

Mas o relator do recurso de revista da trabalhadora, ministro Augusto César, destacou que, conforme o artigo 12 da LC 150/2015, é obrigatório o registro do horário de trabalho do empregado doméstico por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, sem nenhuma ressalva quanto ao número de empregados.

Presunção de veracidade da jornada alegada

O ministro observou ainda que, com a vigência da nova lei, a jurisprudência do TST vem se firmando no sentido de que a não apresentação dos cartões de ponto pelo empregador doméstico gera presunção relativa da veracidade da jornada alegada pela empregada, caso não haja prova em sentido contrário. A decisão do TRT de que caberia à cuidadora provar sua jornada, portanto, contraria esse entendimento.

A decisão foi unânime.

(Lourdes Tavares/GS)

Processo: RR-303-47.2020.5.12.0036

 

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho