quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Departamento Pessoal é coisa séria e não tem espaço para o achismo !


As empresas só percebem o custo do seu passivo trabalhista muito tempo depois de tê-lo gerado. Isso ocorre porque a cobrança do custo não é imediata, ou seja, o passivo trabalhista se torna exigível apenas quando ocorre uma reclamação trabalhista por parte de ex-empregados, ou mesmo quando a empresa é fiscalizada e autuada. Somente no Estado da Bahia, no período de janeiro a junho de 2011, os fiscais do Ministério do Trabalho autuaram 1.803 empresas – número 60% superior se comparado ao mesmo período do ano anterior.
O melhor remédio para prevenir o passivo trabalhista é sem dúvida o conhecimento e a qualificação dos profissionais que atuam no Departamento Pessoal e recursos humanos das empresas.
Uma empresa é como uma máquina: repleta de engrenagens, encaixes, botões, sistemas, soluções, etc. Cada engrenagem, atuando solitária, de nada serve. Ao cuidar de uma máquina, é necessário cuidado especifico com suas diferentes partes. O mesmo vale para uma empresa.
Ultimamente tenho percebido que algumas empresas estão contratando pessoas para o Departamento Pessoal sem conhecimento algum e, isso coloca em risco a sua sobrevivência pois, um profissional despreparado, que trabalha na base do achismo, pode provocar danos irreversíveis à empresa e, geralmente esses danos são sempre relacionados ao lado financeiro.
Não por ser a minha área de atuação, considero o Departamento Pessoal uma das engrenagens mais importantes para sobrevivência de uma empresa. As empresas pelas quais passei, sempre procurei estudar o máximo possível todas as situações que aconteciam dentro do setor. Achismo e respostas imprecisas, abomino e considero um desrespeito para com as pessoas e principalmente com a engrenagem empresarial. O profissional deste setor precisa ter embasamento e  procurar sempre se atualizar, colocando em sua mente  que uma falha sua poderá acarretar sérios prejuízos à Organização.

Texto: Marcos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário